segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Motivos para fotografar com filme - Parte 1

Muitas pessoas me perguntam porque eu gosto tanto de fotografar com filmes. Os principais motivos são aqueles velhos conhecidos:
  • Você não vê a foto na hora;
  • Filme é caro e díficil de achar;
  • Tem que revelar;
  • Se não ficar bom não tem como excluir;
  • Não tem como mostrar no facebook;
  • etc...

Então vou dar INÚMEROS motivos para fotografar com eles e esses motivos serão dividos em várias partes (não tenho idéia de quantas darão...)

1 Valor das cameras: Você consegue comprar uma boa camera analógica por o preço de uma digital compacta. Cameras que te darão controle total da sua fotografia, tanto velocidade quanto abertura e foco.

http://img2.mlstatic.com/vendo-pentax-k1000-com-zoom-flash-e-case_MLB-O-3158084724_092012.jpg
Pentax K100: Seu preço varia de R$300 a R$400. É uma camera excelente, deixa a sua compacta digital no chinelinho.

2 Pensar antes de apertar o botão: Pelo fato de você não ver a foto e poder exclui-la logo após, a fotografia analógica te faz pensar mais antes do click. Você começa a se importar mais com a composição e os elementos que estarão expostos. É um ótimo exercicio até para quem já fotografa com super cameras digitais, as famosas DSLR.

3 A qualidade dos filmes:  É claro que as digitais já alcaçaram o patamar dos filmes em qualidade, mas é inegável que os filmes tem uma característica única. Tanto em cores, como por exemplo os filmes chromos e principalmente os preto e branco. Por mais que os softwares permitam você transformar a foto, a qualidade apresentada por um Kodak Tri-X é quase impossível de ser alcançada com as digitais.

Filme referência em preto e branco, usado por grandes fotográfos como Sebastião Salgado e James Nachtwey

CONTINUA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário