terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Com qual câmera devo começar?

Essa é uma pergunta que muitos novatos no mundo analógico fazem e 90% das respostas se traduzem nesta câmera: Olympus Trip 35.

A trip é a queridinha da maioria dos fotógrafos. É capaz de fazer ótimas fotos, é simples de manusear e barata.
Zuyko 2.8

Tá, mais como ela funciona?

A trip é considerada uma point and shoot, que mais ou menos "aponte e dispare". Ela funciona com duas velocidades 1/40 e 1/200, isso no Automático, onde ela decide entre essas duas velocidades e também ajusta a abertura que vai de f/2.8 até f/22. Se você decidir ajustar a abertura, ela irá funcionar apenas na velocidade 1/40.

O foco é de zona, onde você tem a opção de 1m, 1,5m, 3m e infinito. No início é complicado acertar esse foco, mas nada que a prática não resolva.

Por ultimo você deve regular o ISO/ASA do filme que você irá utilizar. Ela permite o ajuste entre 25 e 400. Pode parecer pouco, mas na época era incomum ISO/ASA tão alto e com baixa qualidade como o 400.

Com todos esses comandos você pode brincar e ser criativo nas regulagens da câmera, como mudar o ISO/ASA dependendo da exposição que você pretenda e também deixar o foco entre as medidas estabelecidas (entre 1m e 1,5m ou entre 3m e infinito, por exemplo).

O primeiro anel é do ajuste do ISO/ASA, no caso da imagem você tem a regulagem de 400. O segundo anel é do foco, onde está ajustado em 1m e é representado por a "figura de uma pessoa". Se você quiser a numeração, só olhar na parte de baixo do anel. O terceiro é da abertura, é aconselhável que deixe no automático.
Na parte da frente temos um fotômetro de selênio. Ele é responsável por fazer o modo automático funcionar. Depois de bastante tempo de uso ele tende a parar de funcionar, então é aconselhável que você use sempre a tampinha que protege a lente. É raro achar uma trip com a tampa original, mas nada impede você de improvisar como eu fiz.

Olympus trip 35 travada
Olympus trip 35 cover

A lente é uma das principais atrações da Trip 35. Trata-se de uma Zuyko f/2.8 40mm, marca muito querida por várias fotógrafos com uma qualidade óptica incrível e bem clara!

Apesar de fabricada entre 1967 e 1984, ela é uma câmera bem resistente e você não terá maiores dificuldades em acha-las em bom estado. Eu comprei a minha no mercado livre por R$70. Você pode procurar no ebay, em grupos de fotografia analógica no facebook, onde a galera gosta de fazer vendas e trocas de equipamentos e nas feirinhas de antiguidade.

Dicas:

Para saber se a Trip que você quer comprar ainda funciona, existe alguns testes que você pode fazer ou pedir para o vendedor fazer, que foi o meu caso.

1 Tampe a lente + fotômetro da câmera (com a mão mesmo) e dispare. Observe se no visor aparece uma bandeira vermelha e o botão de disparo trava. Se sim, quer dizer que o fotômetro ainda está vivo!


2 Tire do modo automático e comece a regular a abertura, uma por uma e dispare. Veja através da lente se a abertura vai mudando corretamente.

3 Olhe bem cuidadosamente a parte física da câmera, principalmente a lente, o visor e internamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário